Criar uma Loja Virtual Grátis

Noruega

Noruega

A Noruega tem um IDH bastante elevado encontrando-se em 1º lugar da lista dos países com IDH muito elevado em 2010, de 0.938. Isto deve-se ao facto de ter uma esperança média de vida à nascença relevante em relação a outros países, de 81 anos (2010); em relação à taxa de alfabetização, a população com idade igual ou superior a 15 anos, sabe ler e escrever; a taxa bruta de escolarização é de 99% (2005); com um PIB per capita de US$ 55 200 (2008).

Isto significa que o país empenhou-se em fornecer condições de bem-estar para a população, mantendo a sua economia estável, no que se refere às importações e exportações.  

A Noruega é um dos países que tem conseguido obter um dos mais altos estilos de vida no mundo, devido à riqueza de recursos naturais existentes no país como grandes reservas de petróleo, o peixe, energia hidroeléctrica, florestas e minerais, e gás natural.

A renda que o Estado recebe dos seus recursos naturais faz com que este contribua para a continuação da produção de petróleo.

O prosseguimento das exportações de petróleo e gás, uma economia saudável e a substancial riqueza acumulada levam à conclusão de que a Noruega irá permanecer entre os países mais ricos do mundo em um futuro previsível. Assim, como reconhecimento, a revista Foreign Policy classificou a Noruega no Índice de Estados Falidos de 2009, como o país com melhor funcionamento e estabilidade do mundo.

Em relação à saúde, o Estado Norueguês faz atendimento gratuito ao público, e aos pais oferece 1 ano pago de licença de maternidade.

A Taxa de Desemprego na Noruega é muito baixa, de 2,40% (2008), e aqui os níveis de produtividade horária e os salários médios por hora são dos maiores do mundo. Além disso, a diferença de salários entre o trabalhador e o Director executivo, na maioria das empresas é muito baixa.

Podemos dizer, portanto, que encontramos um estado de bem-estar social capitalista próspero combinado de actividades de mercado livre e de grandes propriedades estatais em determinados sectores principais.

 

Por exemplo, o Estado tem grandes posições accionistas nos principais sectores industriais, tais como no sector de petróleo, na produção de energia hidroeléctrica, na produção de alumínio, no maior banco norueguês, e ainda em telecomunicações.

Isto indica que o Estado tem poder sobre o país de uma forma equilibrada, que resulta num bem-estar económico e social do país demonstrando boa governação e controlo dos recursos existentes no país devido à boa localização geográfica. Ao contrário de outros países que como resultado da má governação dos recursos naturais não se conseguem desenvolver economicamente mantendo-se Países em Desenvolvimento ou Países do Terceiro Mundo.

Tudo isto ocorre porque uns gerem melhor do que outros dependendo dos seus interesses. Se todos tivessem a mesma mentalidade governando da melhor forma o seu país, a população mundial estaria bem melhor.

Mas como isso não acontece todos somos afectados pela incompetência dos outros. Falamos em especial do nosso ambiente.

O nosso país tem leis que cabem a todos os cidadãos respeitar o ambiente. Nós fazemos a nossa parte na sociedade.

 

Por exemplo, com o objectivo de proteger o ambiente e de obter um desenvolvimento sustentável, temos possíveis áreas de cooperação:

  • Monitorização ambiental/dados sobre o ambiente
  • Gestão de resíduos
  • Biodiversidade
  • Outras áreas ambientais de acordo com os Memorandos de Acordo

No entanto, sabemos que somos um dos poucos países a fazê-lo. A maioria dos países mostra desrespeito pelo ambiente e isso reflecte-se nos territórios onde as pessoas vivem, que não são as melhores condições para viver, muito pelo contrário.

Por isso colocamos a questão: será tão difícil os países terem leis ambientais, incentivando os cidadãos a terem consciência dos problemas resultantes da poluição e das suas atitudes que demonstram falta de respeito pelo ambiente?